26 de novembro de 2009

“Moçambique, Mulheres e Vida” de Rosa Langa: Uma viagem pelo imaginário sócio-feminino


“Moçambique, Mulheres e Vida” de Rosa Langa: Uma viagem pelo imaginário sócio-feminino

“Moçambique, Mulheres e Vida” é um livro da autoria da jornalista da Rádio Moçambique Rosa Langa, uma obra composta por trinta depoimentos de várias figuras do cenário sócio-cultural da nossa praça. Com efeito, a segunda edição desta obra vai ser publicada sexta-feira, às 18 horas no Centro Cultural Universitário da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo.

A primeira edição foi lançada em Outubro de 2006, tendo circulado um pouco por todo o país, vindo a esgotar quatro meses depois. Concorreu para a tanta procura, a perspectiva de abordagem e os conteúdos que “Moçambique, Mulheres e Vida” apresenta.


Para a produção desta obra, Rosa Langa contou com o apoio do seu irmão, Teodósio Langa, e do filho, Pedro Langa, e a mesma constitui o testemunho de episódios de vida de mulheres do nosso país.

Num discurso directo e em 256 páginas, a autoria do livro traz à superfície estórias de vida de mulheres de todos os extractos sociais.

São estórias e histórias, algumas das quais amargurantes, e outros testemunhos que são do desconhecimento do grande público e que traduzem ambições e conquistas, sonhos realizados e frustrações, sonhos engolidos pelo tempo.

A simplicidade e a honestidade na explanação dos assuntos colocados pela entrevistadora, deixou-as algumas vezes embaraçadas pelo facto de serem questões do fórum íntimo, como por exemplo: como foi perder a virginadde, o que sentiu na altura, com quem foi, etc.

Segundo o prefácio do jornalista Frederico Jamisse, o livro ultrapassa a dimensão de uma simples obra pois, ela reflecte a nossa imagem, desde os ciclos formais ao vasto Moçambique real.

A obra é uma homenagem dupla. Em primeiro lugar a autora conhecida como four by four no circuito jornalístico, em virtude de ser uma mulher incansável, correndo até aos mais recônditos do país à busca de informação social e cultural para depois ser dada a consumir por todos. A segunda é a toda Mulher. Mulher mãe, amiga, educadora e chefe de família, em particular as que foram seleccionadas pela autora do livro em questão.

“Moçambique, Mulheres e Vida”, espelha ainda o quotidiano das poucas mulheres inquiridas, mas que representam a conjuntura de mulheres do nosso país, algumas das quais relembram com muita nostalgia os seus momentos de vida desde a era colonial aos dias presentes como é o caso da centenária Teresa Santos.

Neste livro a autora conseguiu juntar depoimentos contados na primeira pessoa por mulheres anónimas, mas heroínas, como são os casos de Melina Nicuta (mulher responsável pelos Ritos de Iniciação num povoado no distrito de Chiúre em Cabo Delgado), Graça Neves e ou Estrela Felizarda, a mulher que lhe foi arrancada todos os bens sob acusação de que ela foi a mentora da morte do seu marido, heroínas como as artistas Reinata Sadimba e Zaida Lhongo, a única mulher piloto de Moçambique, a nossa campeã Olímpica Lurdes Mutola, a Primeira Ministra Luísa Diogo, a locutora Glória Muianga, as sras Janet Mondlane, Graça Machel incluindo uma prostituta da famosa Rua Araújo, entre outras importantes mulheres que partilham suas vidas num único livro de mulheres que lutam para um Moçambique melhor.

Rosa Langa que já publicou em Agosto de 2008 “As Inconfidências dos Homens”, livro muito procurado na praça, está novamente no topo das atenções com este livro “fofo” sob a chancela da autora com os apoios da Associação dos Naturais e Amigos de Cabo Delgado, gráfica Ciedima, Universidade Eduardo Mondlane, LAM e Ministério da Educação e Cultura.

Estão confirmadas presenças de ilustres figuras ligadas ao mundo político e a cultural do nosso país e convidados do corpo diplomático acreditados no país.

Para abrilhantar a festa, passearão a sua classe as cantoras Zena Bacar, Júlia Mwitu e Pureza Wafino para além do duo de humoristas da praça.

Na mesma ocasião, será servido aos presentes uma diversidade de comidas tradicionais do país.

Maputo, Quarta-Feira, 25 de Novembro de 2009:: Notícias