18 de janeiro de 2010

Os melhores destinos para visitar em 2010



Os melhores destinos para visitar em 2010

Fique a conhecer os destinos eleitos pelo portal de reservas Hotels.com, pela companhia aérea British Airways e pelo guia de viagens especializado Lonely Planet, para 2010.

De acordo com a agência de viagens online Hotels.com, as cidades de Istambul, Varna, Marraquexe e Beirute serão os quatro destinos que estarão em voga durante o ano.

Este ano, Istambul será a Capital Europeia da Cultura em 2010 em conjunto com Essen (Alemanha) e Pécz, (Hungria) e destacar-se-á por ser um centro culturalmente diverso e cheio de vida cosmopolita que se encontra entre o continente europeu e o continente asiático, onde o Mar de Mármara e o Mar Negro se unem através do estreito do Bósforo.


Outro dos destinos em destaque é Varna, cidade situada no Norte da Bulgária. Principal estância balnear da Riviera do Mar Negro é uma excelente opção para umas férias na praia. Durante o Verão as temperaturas médias do ar rondam os 27ºC e a temperatura da água do mar pode chegar aos 30ºC.

Para quem prefere ambientes de mistério e fascínio pode optar pela cidade imperial de Marraquexe e partir à descoberta das mesquitas, dos palácios, das praças, e dos souqs que fascinam o viajante em cada esquina.

Por último, a Hotels.com destaca a capital do Líbano, Beirute, como a grande revelação e que pode ser visitada em qualquer altura do ano. Saliente-se que já em 2009, o jornal norte-americano The New York Times e o guia de viagens Lonely Planet tinham sugerido Beirute como um destino obrigatório a ser visitado.

Para a companhia aérea British Airways os destinos de eleição para o próximo ano serão a Cidade do Cabo, Istambul, Las Vegas, Vancouver, Dubrovnik, Punta Cana, Estocolmo, Maldivas, Deli e Nova Iorque.

A cidade do Cabo, na África do Sul, pelo efeito do Campeonato do Mundo e pelas próprias atracções naturais e culturais é um destino a ter em grande consideração.

Estocolmo é a European Green Capital em 2010 e é frequentemente eleita como uma das melhores cidades do mundo para se viver, sendo uma cidade modelo a nível ambiental e o epicentro europeu da biodiversidade e da ecologia, razões suficientes para atrair muitos turistas durante 2010.

Istambul, como já foi referido, será Capital Europeia da Cultura e apresenta uma excelente relação qualidade/preço. Vancouver será outro dos destinos a considerar principalmente para quem aprecia os desportos de neve, já que o Canadá será o anfitrião dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno, durante os meses de Fevereiro e Março.

Punta Cana, Maldivas e Dubrovnik são os destinos em destaque para as férias de Verão, onde não irão faltar praias paradisíacas, resorts de luxo, e charme em qualquer um dos destinos.

A Lonely Planet também elegeu os melhores lugares para descobrir no novo ano que aí vem, tendo seleccionado dez países, regiões e cidades para visitar em 2010.

No que se refere aos países a lista é composta por Portugal, Alemanha, Estados Unidos, El Salvador, Grécia, Malásia, Marrocos, Nepal, Nova Zelândia e Suriname. Ao nível das regiões sugere-se a Alsácia (França), Fernando de Noronha (Brasil), Bali (Indonésia), lago Baikal (Rússia), Koh Kong (Camboja), Lake District (Inglaterra), Goa (India) e a parte Sudoeste do Oeste australiano e ainda o Sul do continente africano.

Relativamente às cidades o guia destaca Abu Dhabi, Charleston, Cork, Cuenca, Istambul (mais uma vez), Quioto, Lecce, Sarajevo, Singapura e também Vancouver.

Sapo MZ, 13 de Janeiro de 2010