24 de janeiro de 2010

Xigubo - Dança tradicional moçambicana


Xigubo - Dança tradicional moçambicana

Xigubo é uma dança tradicional moçambicana e que representa a resistência colonial do país sobretudo na região sul. Maioritariamente praticada nas regiões interiores de Gaza e Maputo, a dança tem poucos praticantes ao nível das cidades.

É tendo em conta este facto que a Associação Cultural Ucheni, localizada na Cidade de Maputo, está a desenvolver um programa que visa ensinar os passos do xigubo a crianças.


Esta é uma iniciativa que visa perpetuar a dança entre nós, de modo a que continue uma referência no vasto mosaico cultural moçambicano. "Optamos por trabalhar com crianças como uma forma de passar esta riqueza cultural moçambicana de geração em geração, por forma a que o xigubo não desapareça", disse Elias José Manhiça um dos coordenadores da associação.


Desde 1999, data da sua fundação, que a Associação Ucheni vem promovendo este tipo de ensinamento, abarcando não só o xigubo, mas também outras expressões culturais de raiz moçambicana, tendo como grupo alvo as crianças. "Com jovens que somos queremos ser nós a resgatar os valores culturais que tendem a desaparecer e nada melhor para tal do que trabalhar com crianças", disse Elias Manhiça.

A sede emprestada desta associação cultural está localizada na Escola Primária Ma Tchiki Tchik, no bairro Polana Caniço "B" e cerca de 30 crianças aprendem neste espaço a arte de dançar xigubo.


"Trabalhamos com crianças cujas idades rondam entre os 9 aos 17 anos e tem sido fantástico, pois este grupo tem uma capacidade de assimilação impressionante, levando a que muitos rapidamente ascendam ao nosso grupo de dança sénior, abrindo vaga para que outras crianças possam aprender a dançar", contou o coordenador.

A associação para manter a sua actividade, que não tem fins lucrativos, promove pequenos espectáculos que tem permitido angariar fundos basicamente destinados à compra de material como batuques e indumentária para os petizes.


Sapo MZ, 20 de Janeiro de 2010