25 de fevereiro de 2010

Portugal: Homenagem em livro a Eduardo Mondlane


Homenagem em Livro a Eduardo Mondlane

A Fundação Mário Soares foi ontem, 22, palco do lançamento do livro "Eduardo Mondlane, um homem a abater" do escritor José Manuel Duarte de Jesus. A cerimónia foi presidida por Mário Soares (ex presidente da República de Portugal), tendo oradores principais professor Eduardo Moreira, professor Esteves Pereira, José de Jesus (escritor) e Eduardo Mondlane Jr. A plateia estava bem composta de vários convidados e apreciadores da vida de Mondlane.

Eduardo Mondlane foi um dos fundadores e presidente da FRELIMO a organização que lutou pela independência de Moçambique face ao poder colonial. O dia em que foi assassinado por uma encomenda-bomba ficou marcado na história como o Dia dos Heróis de Moçambicanos. O livro tem “como base uma investigação para a Tese de Doutoramento apresentada na Universidade Nova. Os oradores convidados deram a conhecer um pouco da sua convivência e da grandeza humanista de Eduardo Mondlane, “conheci-o quando trabalhava como funcionário das Nações Unidas”, indicou o Professor Esteves Pereira, quando foi com um grupo de jovens antes de se dar a guerra Colonial.

Para o investigador Eduardo Mondlane ,teve características únicas em comparação com outros líderes das ex-colónias portuguesas, já que realizou a sua formação académica nos Estados Unidos (foi professor catedrático na Universidade de Syracuse).
Para o autor, "Mondlane talvez tenha sido o único a ter uma estratégia diferente, do ponto de vista de política externa e interna, para Moçambique" dos demais líderes da região.

Um dos momentos mais emocionantes foi protagonizado por Eduardo Mondlane Jr, quando agradeceu “a homenagem prestada” ao seu pai, pois na altura da sua morte “tinha apenas 12 anos e percepção era de o pai, como pai e não como o pai da pátria”.

Agradeceu em nome de sua mãe Janet Mondlane, que não estava presente pois “já não faz viagens de longo curso”. No lançamento foi mencionado o livro “ O meu coração está nas mãos de um negro” uma história da vida de Janet (uma americana branco e o seu esposo Eduardo Mondlane) de todas as dificuldades passadas e das conquistas obtidas.

Eduardo Mondlane Jr mencionou as obras que fala da vida do seu pai em IV volumes desde 1950 até o assassinato em 1969. Nos quais muitas coisas são reveladas "transcrições de conversas entre Mondlane e membros as família Kennedy” e algumas das oito mil cartas trocadas entre os seus pais.

O seu lançamento de "Eduardo Mondlane um homem a abater" em Moçambique esta previston para daqui há uma mês

CPaquete
Sapo MZ, 23 de Fevereiro de 2010