5 de março de 2010

Sofala: Energia eléctrica chega a 60 mil consumidores


Sofala: Energia eléctrica chega a 60 mil consumidores

A energia eléctrica da rede nacional já chega a pelo menos 60.625 utentes, o que representa 14,2 porcento da taxa de cobertura de um universo de 1,5 milhão de residentes em 11 dos 13 distritos da província de Sofala.

Segundo as previsões do Governo, as restantes regiões que ainda se abastecem recorrendo ao grupo gerador, nomeadamente Muanza e Maringue, serão iluminadas até final deste ano, enquanto Machanga recebe energia da vizinha vila de Mambone, sede distrital de Govuro, em Inhambane.

Trata-se, segundo o director dos Recursos Minerais e Energia em Sofala, Júlio Mahumane, de um avanço bastante significativo relativamente aos restantes pontos do país, onde ainda existem muitos distritos sem corrente eléctrica permanente.

Todavia, reconheceu que embora o Executivo tenha apostado no último mandato na electrificação de todas as sedes distritais, o desafio não se concretizou por motivos que, entretanto, não especificou.

Acrescentou que, mesmo assim, a nível nacional, Sofala se situou em lugares cimeiros na componente da electrificação rural juntamente com a região da Zambézia.

“Estamos a crescer na electrificação rural na província de Sofala, embora se registem algumas reclamações dos consumidores, essencialmente relacionadas com perturbações no fornecimento de energia pelo actual estado das redes provocadas por vandalismo no sistema e condições técnicas, cujo problema é originado principalmente na subestação”- anotou.

A fonte realçou, entretanto, que nos últimos tempos a província de Sofala tem vindo a registar melhorias na redução de casos de sabotagem da rede eléctrica, devido ao esforço conjunto da Electricidade de Moçambique e sociedade civil.

Consequentemente, registam-se progressos na vida socioeconómica e político-cultural mormente das zonas urbanas, peri-urbanas e rurais de Sofala.

Fundamentou que, no geral, a energia fornecida é fiável, embora o distrito de Nhamatanda, por exemplo, se apresente com fraca qualidade, havendo interrupções constantes sobretudo no período chuvoso.

Horácio João
Maputo, Sexta-Feira, 5 de Março de 2010:: Notícias