6 de abril de 2010

Moçambique: Sismo provoca 57 feridos em Angoche


Sismo provoca 57 feridos em Angoche

Cinquenta e sete pessoas contraíram ferimentos ligeiros e dois edifícios públicos ficaram parcialmente danificados em consequência de um sismo de magnitude e epicentro ainda desconhecidas que na passada sexta-feira abalou a cidade costeira de Angoche, região sul da província de Nampula.

Os feridos participavam de um seminário no Clube Sporting local, quando o tremor de terra se deu e na tentativa de escaparem foram contraindo escoriações, na mesma ocasião em que todos procuravam passar pela única porta aberta para abandonarem o edifício.

O correspondente da Rádio Moçambique (RM) naquele ponto da província disse em contacto telefónico com o nosso jornal que “pelo menos três pessoas foram engessadas em consequência das fracturas sofridas nos membros inferiores”.

Os edifícios parcialmente danificados são o da administração do distrito e o do registo civil. De referir que é a primeira vez que aquela urbe é afectada por um tremor de terra, daí o pânico que se apoderou dos seus residentes.

Entretanto, contactado em Maputo, Mussa Mustafa, do Instituto Nacional de Meteorologia, não confirmou e nem desmentiu a ocorrência do fenómeno, alegadamente porque o sistema de controlo do INAM não tinha registado nenhum sinal de abalo sísmico.

Contudo, citando a RM, Mustafa afirmou que acompanhou a ocorrência de um sismo de magnitude 4.0 na escala de Ritcher sem, no entanto, causar danos avultados.

Maputo, Terça-Feira, 6 de Abril de 2010:: Notícias