30 de abril de 2010

PR Armando Guebuza apela ao investimento português em Moçambique


Guebuza apela ao investimento português em Moçambique

Os temas económicos dominaram ontem por completo o primeiro dia da visita oficial do presidente de Moçambique, Armando Guebuza, a Portugal. Depois de um encontro com o Presidente Cavaco Silva, no Palácio de Belém, Guebuza disse em conferência de imprensa que os investimentos portugueses são indispensáveis para Moçambique. E agradeceu a "decisão audaz" de Portugal em perdoar uma dívida de 249,3 milhões de euros a Moçambique, em Julho de 2008, sublinhando as "excelentes relações de amizade e cooperação" entre os dois países.

Em discurso, numa sessão solene na Assembleia da República, Guebuza realçou também a transferência da gestão da Hidroeléctrica de Cahora Bassa para Moçambique. Sobre o papel das empresas portuguesas, o chefe de Estado disse que a sua participação na reconstrução económica de Moçambique "vai permitir não só aumentar a produção de riqueza, mas sobretudo garantir emprego aos moçambicanos, o que pode acelerar a luta contra a pobreza". Guebuza destacou a energia e as infraestruturas como prioridades no investimento, "áreas muito sensíveis" e fundamentais para o desenvolvimento do país.

Fazendo acompanhar-se por uma delegação de cerca de 70 empresários (da energia, construção civil, imobiliário, turismo, metalomecânica, banca, indústria, agricultura e minas), Armando Guebuza participa hoje à tarde no seminário "Moçambique e Portugal: Nova Dinâmica nas Relações Económicas e Empresariais", no qual a Associação Empresarial de Portugal (AEP) assinará protocolos de cooperação com a Confederação das Associações Económicas de Moçambique e a Associação Industrial de Moçambique para "desenvolver as relações económicas bilaterais, promovendo as exportações e o investimento de empresas portuguesas".

http://www.mozclick.com/rm/noticias/anmviewer.asp?a=3164&z=100