24 de agosto de 2010

Álcool e vuvuzelas proibidos na próxima visita do Papa


Visita do Papa ao Reino Unido

Álcool e vuvuzelas proibidos na próxima visita do Papa

"Piquenique de peregrino" será autorizado em Hyde Park, a 18 de Setembro.

Preocupada com a segurança de Bento XVI e dos eventos em que este irá participar durante a sua próxima visita ao Reino Unido, de 16 a 19 de Setembro, a Igreja Católica da Inglaterra e do País de Gales divulgou um guia a ser respeitado por todos os peregrinos. O documento identifica o que é - e não - permitido nas três grandes assembleias em que participa o Papa. Álcool, vuvuzelas, apitos e animais estão absolutamente proibidos; água e protector solar são, por outro lado, aconselháveis.
Tudo o que, de alguma forma, representar uma "ameaça para os outros" está vedado aos peregrinos. Assim, e de acordo com o guia publicado pela Igreja e do qual a imprensa britânica fazia ontem eco, os peregrinos não podem levar, para os eventos em que Bento XVI participa, velas, animais - para uma eventual bênção -, instrumentos musicais, bicicletas, apitos e, muitos menos, as vuvuzelas que o Mundial da África do Sul celebrizou e agora estão a ser proibidas um pouco por toda a parte.

Na lista dos objectos aceitáveis ou que os peregrinos devem levar estão faixas, bandeiras e caixas de piquenique - desde que os talheres e copos sejam de plástico e a caixa, ou arca frigorífica, para o transporte dos alimentos, não exceda as medidas avançadas (51 cm x 33 cm x 20 cm). Mas há mais: os peregrinos são aconselhados a levar protector solar, cadeiras ou banquinhos desdobráveis, chapéu, água, medicamentos que pensem ser necessários e números de telefone que precisem contactar em caso de emergência.

"Por favor, tenham em atenção que o sol pode queimar, mesmo num dia nublado. Lembrem-se, por favor, de que nesta época do ano as temperaturas podem registar à noite uma descida significativa". Há que levar, pelo menos, um casaco, sublinha o guia da Igreja.

Previdente e sabendo que há sempre "esquecidos" que só no local percebem que deixaram em casa algo que lhes fazia falta, a Igreja criou o "pacote de peregrino", que contém algo que os peregrinos podem utilizar para se sentar ou ajoelhar e ainda as autorizações necessárias para entrar nos locais onde irão decorrer os eventos com Bento XVI.

Um porta-voz da diocese de Birmingham classificou como "draconianas" as medidas de segurança avançadas pela Igreja, enquanto outros responsáveis as aplau- dem como necessárias tendo em conta os milhares de pessoas que acorrerão a ver o Papa.

Bento XVI tem em agenda, nesta visita de carácter pastoral, três grandes encontros com os católicos britânicos: em Londres, Glasgow e em Birmingham.

Só na capital, estima-se em 80 mil o número das pessoas que irão participar na missa do Pontífice em Hyde Park, onde mais de mil guarda-chuvas com as cores do Papa serão usados para marcar o local da comunhão.

Helenio Jeronimo
DN, 24 de Agosto de 2010