18 de março de 2012

Negócio da China (João Vaz)



Os portugueses têm uma visão da China que se confunde com dinheiro fácil. Todos sabem o que é um negócio da China, mais ou menos entendido como forma de enriquecimento ilícito. E por alguma razão há pouco mais de um século se entendeu plantar em Macau a nova árvore das patacas.

Pataca era o nome da moeda portuguesa na colonização do Brasil e serviu para fazer correr muita riqueza de lá para cá. Após a independência do grande país-irmão (1822), os novos poderes acabaram com as patacas. O nome fazia porém reluzir os sonhos portugueses, e a pataca reapareceu como moeda portuguesa de Macau quando a China acordou. A pataca ainda é a moeda de Macau, mas os magnatas dos casinos enriquecem sem saber o que é a árvore das patacas.

As expressões populares traduzem ideias arreigadas nos nossos comportamentos. Quando o capital chinês substituiu o Estado na EDP e na REN, avisou-se que ia haver electricidade a preço de loja do chinês. Não se esperou muito até ver como os portugueses gostam de negócios da China e árvores das patacas. Caem muito mal estes abusos num ano de dificuldades em que o País tanto precisava da convicção, coragem e honestidade do Governo.

Correio da Manhã, 18 de Março de 2012