8 de abril de 2012

MNE moçambicano em Díli para reforçar cooperação entre os dois países



Díli, 07 abr (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, Oldemiro Balói, disse hoje que a sua viagem a Timor-Leste visa "diagnosticar" formas para reforçar a cooperação entre os dois países.

Segundo Oldemiro Balói, a visita visa ter um "quadro completo do que se passa em Timor-Leste" para "diagnosticar melhor as formas" de reforçar a cooperação.

"De um modo geral, as relações entre os nossos países carateriza-se por a nível político serem excelentes, mas a nível da cooperação estarem ainda algo fracas. Um desafio que temos é elevarmos a cooperação a todos os níveis e este é o objetivo geral desta minha visita aqui", salientou o chefe da diplomacia moçambicana.

Oldemiro Balói falava no final de um encontro com o secretário-geral da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), Mari Alkatiri, que durante a luta pela restauração da independência timorense viveu na capital moçambicana, Maputo.

Em declarações à agência Lusa, Mari Alkatiri disse que gostaria que a cooperação entre Timor-Leste e Moçambique florescesse um pouco mais.

"Percebemos as dificuldades de ambas as partes. A cooperação só se desenvolve quando as duas partes estão preparadas e do nosso lado ainda temos de andar muito para poder fazer isso", disse.

O chefe da diplomacia moçambicana inicia hoje uma visita oficial de quatro dias a Timor-Leste.

Durante a sua estada em Díli, Oldemiro Balói tem previsto encontros com o seu homólogo timorense, Zacarias da Costa, com o Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, e com o vice-primeiro-ministro, José Luís Guterres.

O programa da visita, que termina na quarta-feira, inclui um encontro com a ministra das Finanças, Emília Pires, e visitas a monumentos de Díli, bem como às futuras instalações da sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na capital timorense.

MSE.

Lusa/Fim, 07 de Abril de 2012