10 de novembro de 2012

João Belo, a Princesa do Limpopo (Ano 1965)


A cidade, capital do distrito de Gaza, está situada nas margens do Rio Limpopo, sendo atravessada pela Estrada Nacional 1.

A primeira designação da localidade foi Xai-Xai ou Chai-Chai. Em 2 de Dezembro de 1922 passou a chamar-se Vila Nova de Gaza. Em 10 de Março de 1928 a designação foi alterada para Vila de João Belo, em homenagem ao ministro e oficial da Armada com o mesmo nome.

A cidade possui alguns bons edifícios e artérias traçadas com larga visão. Entre outros edifícios, destacam-se os Paços do Concelho, a sede do Governo Distrital, a Direcção Distrital de Fazenda, o Hospital de Tavene (moderno e bem equipado), o Banco Nacional Ultramarino e o Colégio-Liceu Nossa Senhora do Rosário.

Próximo do antigo cais, estendendo-se até à margem do Limpopo, existe um amplo e bem cuidado jardim, com um coreto onde a Banda Municipal de Gaza executa concertos públicos. Uma das faces deste jardim confronta com o edifício dos Paços do Concelho. Todos os Serviços Públicos se encontram instalados na cidade com Repartições Distritais. A cidade possui um aeródromo servido por carreiras regulares e daqui parte um caminho de ferro com a extensão de 90 quilómetros até Chicome, limite com o distrito de Inhambane.

Existe ainda o ramal de Manjacaze, na extensão de 90 quilómetros que liga esta povoação a Vila Álvaro de Castro e Mauéle.

Existem na cidade de João Belo as seguintes associações: Associação Comercial de Gaza, Associação Agrícola de Gaza, Associação dos Desportos do Distrito de Gaza, Clube de Gaza, Clube Ferroviário e Aéro-Clube de Gaza.

João Belo possui a 7 quilómetros a magnífica Praia Sepúlveda, importante ponto de atracção turística, servida por uma boa estrada e um bom hotel. Cerca de 20 quilómetros ao Norte, situa-se outra estância de turismo – o Chongoane.

Tem sido notável a acção da actual vereação, na presidência da qual se encontra – e muito bem – o Engº Manuel Dias da Silva. Entre outras realizações destaca-se o melhoramento da captação das águas para fornecimento à população, bem como a modernização da iluminação da cidade, dois sectores deveras importantes na vida de qualquer comunidade.

Fonte: Arquivo Pessoal