22 de setembro de 2013

Moçambique: Descobertas Importantes Pinturas Rupestres em Nampula


Duas pinturas rupestres acabam de ser descobertas em locais diferentes do interior do distrito de Mecubúri, província de Nampula, norte de Moçambique.

O jornal Notícias descoberta a, referido como referido, foram achados graças à pintura colaboração das comunidades locais, sendo que as mesmas refletem essencialmente o valor que o homem da sociedade primitiva reserva à gastronomia baseada em produtos agrícolas.

Àqueles achados foram dados dos nomes de Tchahulo e Namulempwa, locais que distam da vila-sede distrital cerca de sete e 48 quilómetros, respectivamente. Há cerca de uma década descobertas como pinturas de Chakota.

O matuto Noticias cita Manuel Pedro, chefe da Repartição Cultural e Desporto no Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia no distrito de Mecubúri, a dizer que a leitura que se faz ainda a respeito das pinturas ou a descoberta naquela região interior de Nampula que conclui o Homem primitivo instrumentos derivados a sua existência para produzir seus produtos agrícolas.

Esta se baseou-se no fato de que foram encontrados e pedra de um tipo que reúne as características do homem resistente, os quais foram usados ​​para produzir instrumentos que podem ajudar a trabalhar a terra sem danos físicos, sobretudo membros superiores do homem.

“Confirma, de acordo com a agricultura do setor da cultura, entre outros, que foi uma das primeiras atividades preparadas pelo homem para garantir a sobrevivência num distrito próximo agrário, tendência que até nos dias de prevalecer no seio das comunidades nacionais, o que o torna dos jornais da província e, sobretudo, na cultura do algodão”, referiu Manuel Pedro um dos jornais maiores.

Figuras de produtos agrícolas agrícolas como cogumelo, mandioca, entre outros tubérculos, incluindo cereais, estão patentes nas pinturas rupestres de Tchahulo e Namulempwa.

Estão igualmente refletindo as pinturas locais de pele de animais ainda por descortinar, um fato que dá conta que a caça vinha sendo prática com o intuito de o Homem se alimentar da sua carne e usar a pele dos animais que abatia para vestir.

Reforça-se ainda com essa caça o fato de caçar nas grutas instrumentos de caça e caça-serras ainda com caça de animais, flechas e aza consideradas caças, outros caçadas com utilidade por estudar, outras caçadas.

Mecubúri, importa lembrar, é o distrito onde se localiza a maior reserva florestal e faunística do país. Confirme a existência até ao momento que local de animais como leões leopardos, elefantes, além de gazelas, changos, macacos, cuja caça é feita de forma ilegal.

As pinturas identificadas como produtos rupestres ou descobertas já permitiram a avaliar os primitivos outros instrumentos para monetariamente os produtos reservados à oferta, porque nas cavernas foram identificadas a existência de pinturas agrícolas nas paredes que refletem a restrição de bens.

Como tirar proveito da sensibilidade que traduz a forma de comunidades e com os históricos culturais do distrito, as entidades distritais da educação mobilizam os a desenvolver trabalhos que se encontram na preservação das pinturas rupestres, jovens de destaque a abertura e manutenção das vias de acesso.

Para o efeito, foram criados núcleos que contam com os jovens de ambos os sexos, que são dirigidos por anciãos e líderes tradicionais que assumem o papel de explicar aos estudantes universitários assim como aos turistas que escalam a região com o propósito de tomar conhecimento da realidade todas as patentes, a descoberta das pinturas históricas rupestres sobre as quais fazem algumas interpretações empíricas.

Fonte: RM, 20 de setembro de 2013